Como as fontes élficas funcionam

Aqui segue uma pequena descrição de como as fontes Tengwar funcionam. Caso fique alguma dúvida neste post, por favor envie um comentário.

Nota importante: Você precisa de, ao menos, Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3.6+ ou Google Chrome 6+ para visualizar as fontes Tengwar neste artigo.

Entendendo um pouco de Tengwar

Um tratamento mais profundo do Tengwar é feito pelo excelente site Amanye Tenceli, criado por Måns Björkman e traduzido pelo Luciano Magalhães. Aqui eu serei breve e, espero, vocês vão compreender um pouco mais sobre o assunto:

  1. O Tengwar é um alfabeto, não uma língua: de fato, o Tengwar pode ser usado para escrever em várias línguas. Tolkien utilizou em O Senhor dos Anéis esse alfabeto para escrever em inglês, fala negra de Mordor e Sindarin. Em outros locais ele utiliza o Tengwar para escrever em Quenya e anglo-saxão. O que nos leva ao segundo ponto.
  2. O Tengwar segue uma lógica de linguista: Tolkien era um linguista por profissão, e o Tengwar segue uma lógica de linguista. Enquanto a letra 1 representa um “T”, a letra 2 representa um “D”. Para um linguista essa progressão é lógica, pois um “D” nada mais é que um “T” pronunciado com o uso das cordas vocais: ambos os sons são “oclusivas dentais”, mas o “T” é surdo (não usa as cordas vocais) e o “D” é sonoro (usa as cordas vocais). Em Tengwar, fonemas surdos usam apenas uma curva (lúva) enquanto fonemas sonoros usam duas curvas (lúvar).
  3. O Tengwar é adaptável: Sendo criado por um linguista, o Tengwar é adaptável a qualquer língua, inclusive o português. Por exemplo, quando escrevemos em inglês ou Sindarin, o fonema que o tengwa 3 representa é o do som de “TH” na palavra thing; contudo, quando escrevemos em Quenya, o mesmo tengwa indica “NT”, que é um encontro consonantal comum naquela língua, pois o “TH” não existe em Quenya. Já em português, esse mesmo símbolo foi adaptado pelos criadores do Modo Tengwar Português para indicar o fonema do “T” da palavra “tia”, ou o “TCH” da palavra “tchê”.

Entendendo as fontes Tengwar

Por causa do terceiro item acima, é impossível para um tipógrafo adivinhar como cada um dos diversos modos de escrita para Tengwar utilizam os caracteres. Além disso, tendo em vista que as tengwar possuem largura variável, é impossível alinhar as vogais automaticamente — as vogais são escritas como se fossem “acentos” — com a tecnologia que nós temos hoje.

Foi então que o tipógrafo Dan Smith criou um método universal de inserção de caracteres Tengwar. Ele tirou sua inspiração do próprio Tolkien e da sua tabela de Tengwar nos apêndices d’O Senhor dos Anéis:

Tabela de Tengwar

Se nós virarmos essa tabela com o topo para a esquerda e então girarmos o que está embaixo para cima, ficaremos com o seguinte layout no nosso teclado:

Tabela 1: Consoantes do Tengwar
1 2 3 4 5 6 7 8 9
1 2 3 4 5 6 7 8 9
q w e r t y u i o
q w e r t y u i o
a s d f g h j k l
a s d f g h j k l
z x c v b n m , .
z x c v b n m , .

Essas são as consoantes. E as vogais? As vogais são um caso diferente. Via de regra, quanto mais para baixo no teclado, mais para a direita ela se alinha, e você deve utilizar uma das quatro versões para alinhar melhor ao tengwa que você está usando. Segue aqui a lista dos que são usados em português usando o tengwa Númen como base. Veja como só a primeira série se alinha corretamente:

Tabela 2: Vogais do Tengwar
# $ % ^ & Ô Ø
5# 5$ 5% 5^ 5&
E R T Y U Õ Ù
5E 5R 5T 5Y 5U
D F G H J Ö Ú
5D 5F 5G 5H 5J
C V B N M × Û
5C 5V 5B 5N 5M

Material de Referência

Cada uma das fontes vem com material de referência, mas talvez o mais simples de imprimir e utilizar seja o da fonte Tengwar Annatar. Se você baixou meu compêndio de fontes, deve estar em C:Arquivos de ProgramasFontes ElficasTengwar Annatartangandoc.pdf. Vamos dar uma olhada:

Tinco

A informação aqui apresentada da esquerda para a direita é a seguinte:

  1. O caractere alfanumérico correspondente ao caractere Tengwar. Neste caso, o numeral 1 é equivalente ao tengwa 1 (tinco).
  2. O número 49 indica o “código Alt” a ser digitado: se você usar a combinação do teclado Alt+0049 (segure a tecla Alt e digite 0049 no teclado numérico, aquele que só funciona com NumLock ligado), você conseguirá o caractere “1”.
  3. O tengwa que estamos tentando escrever em estilo “livresco”.
  4. O mesmo tengwa em estilo itálico, como no Um Anel.

2 pensou em “Como as fontes élficas funcionam

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.