Para novatos: o site que eu vou citar abaixo não traduz seu nome pra élfico e não escreve português com letras élficas, ok? Não o utilize para fazer tatuagens também se você não souber nada de élfico, é arriscado e você pode se arrepender fortemente.
Uma boa notícia para quem gosta de transcrever seus textos de forma automatizada: os franceses Benjamin Babut e Bertrand Bellet do website Glǽmscrafu criaram o Glǽmscribe, um transcritor não só para Tengwar, mas também para Sarati e Cirth!
As línguas que podem ser transcritas nesse website são:
- Adûnaico: em Tengwar;
- Fala Negra: em Tengwar, tanto no modo geral quanto do estilo do Um Anel;
- Gótico: no alfabeto gótico;
- Khuzdûl: no modo Angerthas Moria;
- Inglês Antigo: em Tengwar, no modo da Mércia ou de Wessex;
- Nórdico Antigo: com runas no modo Futhark Codex Runicus;
- Quenya: em Tengwar e Sarati;
- Sindarin: em Tengwar no Modo de Beleriand ou Clássico, em Cirth no modo Angerthas Daeron;
- Telerin: em Tengwar;
- Valarin: em Sarati;
- Westron: em Tengwar.
Cada modo tem um teclado de apoio (caso você precise digitar letras como þ ou æ sem precisar decorar os comandos necessários, além de algumas informações específicas a cada língua. No adûnaico, você pode “reverter a ordem dos dígitos de números”, escrever números em base 12 ao invés de base 10, inverter ordem dos tehtar de “o” e “u”.
As fontes já vem embutidas no website para que você possa ver o resultado esperado e até mesmo compartilhar a transcrição. Mas caso você queira copiar para utilizar no seu Photoshop, por exemplo, terá de instalar meu compêndio de fontes élficas ou buscar as outras fontes (como a fonte Analecta, para a língua gótica).